Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

Estudo do Movimento segundo a
Metodologia Net-In
Alberto Mesquita Filho
Capítulo 1 - Exercícios

Exercícios do Capítulo 1

 

Exercício 1.1 Calcule a distância Ds percorrida por um objeto virtual suposto em movimento na tela do seu computador e que parte do marco 1 (mostrado na figura 1 em verde) e vai até o marco 2 (mostrado na figura em vermelho). Estime as incertezas nas medidas efetuadas. Pense em como essas incertezas poderiam ser propagadas para o resultado final (distância percorrida Ds) ou, em outras palavras, como as incertezas nas medidas efetuadas (xi e yi) poderiam afetar o valor da grandeza final (Ds).

Figura do Exercicio 1.1
Figura do Exercício 1.1

Em caso de dúvida clique aqui.

 

Exercício 1.2 Ao clicar aqui aparecerá, na tela do seu computador, um cronômetro net-in, que é assim chamado pelo fato de funcionar em uma janela do seu navegador da web. (mantenha o zoom do navegador em 100% ou inferior). Para zerar e disparar o cronômetro tecle F5 [os dois efeitos (zerar e disparar) são simultâneos]. Quando quiser parar o cronômetro, a fim de efetuar uma leitura, tecle Esc. Após se familiarizar com o funcionamento dessas duas teclas (F5 e Esc), exponha o relógio do Windows, dando um duplo clique no relógio digital da barra de tarefas. Coloque o relógio net-in em cima da janela do relógio do Windows, de maneira a conseguir ler as indicações deste último. Com o foco na janela do relógio net-in, pressione F5 assim que o relógio do Windows passar por um valor fácil de ser lembrado (por exemplo, múltiplos de 10 em segundos) e pressione Esc após exatamente um minuto. Leia o valor registrado no relógio net-in e calcule o erro cometido (vide expressão 1.3, capítulo 1), supondo como real o valor de um minuto (sessenta segundos). Não feche ainda a janela do relógio net-in pois ele será utilizado no exercício seguinte.

Observação: Este relógio ainda não é o ideal. É apenas um pouco mais sofisticado do que aquele utilizado anteriormente. Como os "cronômetros" de segundos e de décimos de segundos não estão perfeitamente acoplados, não é impossível que ele forneça, por exemplo, a medida de 4,9s quando deveria fornecer 3,9s. Este assunto será comentado oportunamente. Por ora utilize os resultados como eles aparecerem, procurando apenas identificar essas possíveis discrepâncias.

 

Exercício 1.3 Refaça o exercício apresentado no item 7 do capítulo 1 utilizando agora o cronômetro net-in. O enunciado é o seguinte: No gif-animado 02 (reproduzido abaixo) calcule o intervalo de tempo transcorrido entre a passagem da bolinha pelo quadrado vermelho e a passagem da mesma bolinha pelo quadrado verde. Faça 10 medidas e exprima a resposta em função da média e do desvio médio. Compare o resultado com aquele obtido anteriormente.

gif animado 02:

gif animado 02
si                                                            sf

 

Algumas Fórmulas de Propagação de Incertezas s

Equação
Expressões para sw
Fórmula Geral
w = w(l, u, ...)
equação incerteza 1
Soma e subtração
w = l ± u
s2w = s2l + s2u
Multiplicação
por constante
w = al
sw = |a|sl
Multiplicação
w = alu
incerteza 02
Divisão
w = a(l/u)
Potência simples
w = lm
sw = |mlm-1|sl
w = al + b
sw = |a|sl
w = alpuq
incerteza 03
w = a sen(bl)
sw = |ab cos(bl)|sl
em radianos

 

Para continuar lendo este artigo clique abaixo em Capítulo 2.