Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

Estudo do Movimento segundo a
Metodologia Net-In
Alberto Mesquita Filho
Capítulo 4 - Exercícios

Exercícios do Capítulo 4

 

Exercício 4.1: Treinando medida de distâncias pelo método de dois cliques. Este método será utilizado na resolução dos próximos exercícios.

Para realizar o treino clique aqui

Exercício 4.2: Na janela que se abrirá, clicando-se no link abaixo, tem-se uma imagem simulando a foto estroboscópica de um disco movendo-se da esquerda para a direita (pontos 0 até 8). O intervalo de tempo transcorrido entre a captação de cada duas imagens consecutivas é mantido constante. A cada dois cliques você obterá, em uma tabela anexa, os valores (x, y) da posição do mouse nos dois pontos clicados e a distância "Ds" (ou Ds) entre esses dois pontos. Utilize este método para determinar a equação horária [s = f(t)] do movimento. Em dúvida vide Exercícios Resolvidos no final desta página.

Clique aqui para visualizar a imagem

PS: A cada dois cliques todos esses valores (x1, y1, x2, y2 e Ds) estarão na Área de Transferência podendo ser colados no Excel em uma linha e em cinco colunas. Abra o Excel antes da primeira medida, pois a abertura do Excel limpa a Área de Transferência.

Exercício 4.3: O link abaixo abre uma janela com um disco (puck) em movimento deixando rastros a simularem uma foto estroboscópica obtida a intervalos regulares (constantes) de tempo (unidade de tempo = 1 ut). O disco está sendo freado. Fixe sua atenção na posição 5 e determine as velocidades médias vm do disco em pix/ut para todos os possíveis deslocamentos e que tenham o ponto 5 como extremidade (ou seja, pontos 1-5, 2-5, 3-5, 4-5, 5-6, 5-7, 5-8 e 5-9). Construa o gráfico vm = f[p(ref)], em que p(ref) significa o ponto tomado como referência (a outra extremidade do deslocamento que não a posição 5).

Clique aqui para visualizar a imagem

PS1: Este assunto será abordado no próximo capítulo, mas procure desde já a entender o significado da intersecção do gráfico com o eixo vertical passando pelo ponto 5.
PS2: O disco 9 encobre parcialmente o disco 8 e por este motivo o centro do disco 8 foi destacado em cinza.

Exercício 4.4 O link abaixo abre uma janela onde se vê uma pequena bola rolando sobre um plano inclinado de pequeno declive (mesa elevada discretamente à direita). O filme é repetido e nesta segunda exposição foram deixados rastros a simularem uma foto estroboscópica obtida a intervalos regulares (constantes) de tempo (unidade de tempo = 1 ut). Determine a equação horária [s = f(t)] do movimento.

Clique aqui para visualizar a imagem

Obs: Arquivo swf de 1,4 MB. Aguarde sua abertura.
Se após o download a imagem permanecer estática, clique com
o botão D do mouse na imagem e a seguir em Reproduzir ou Play.

 

Exercícios Resolvidos no Excel
O cálculo das incertezas é deixado a critério do leitor.

Para continuar lendo este artigo clique abaixo em Capítulo 5.